segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estamos de Parabéns!


Finalmente...e para continuarmos com um início de ano auspicioso…foi-nos finalmente atribuída algo para nós muito importante e que vem dar ainda maior credibilidade ao trabalho que dedicamos a cada uma das nossas peças bem como à forma como e onde os fazemos…recebemos:

 

·         Carta de Artesã Certificada

e

·         Carta de Unidade Produtiva Artesanal

 

Este são os dados que nos foram agora enviados:

Carta de Unidade Produtiva Artesanal n.º 122463

Atividade reconhecida: 01.11 - Confeção de Bonecos de Pano

Emitida a 29-12-2015 e válida até 29-12-2020

 Carta de artesão nº 112669, mesma atividade e datas


Esta era uma das novidades que esperávamos poder dar já no início deste ano…conseguimos após um candidatura para a qual nos foi sempre dado todo o apoio por parte do IEFP e do CEART a quem muito agradecemos, mas que nem por isso deixou de ser morosa…mas que acabou da melhor forma.

Esta é a credenciação e reconhecimento do nosso trabalho ao longo da viagem que tem vindo a ser feita desde 2006 e que culmina agora com a sua certificação.

Somos agora reconhecidos!

 

Enquadramento

Designa-se por atividade artesanal a atividade económica, de reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção, restauro ou reparação de bens de valor artístico ou utilitário, de raiz tradicional ou contemporânea, e na prestação de serviços de igual natureza, bem como na produção e confeção tradicionais de bens alimentares.

Entende-se por artesão o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes, ao qual se exige um apurado sentido estético e perícia manual. 

Artesanato é o produto obtido pelo exercício de atividade artesanal, o que implica fidelidade aos processos tradicionais, em que a intervenção pessoal constitui um fator predominante.

A nível nacional existe um processo de reconhecimento, quer dos artesãos quer das unidades produtivas artesanais, que conduz, respetivamente, à atribuição dos títulos designados por «carta do artesão» e «carta de unidade produtiva artesanal».

Este reconhecimento enquadra-se no PPART, Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, tutelado pelo IEFP, iniciativa governamental aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros.

A finalidade deste programa é valorizar, expandir e renovar as artes e ofícios em Portugal, através de uma política integrada assente na atuação concertada dos vários departamentos da Administração Pública e dos diferentes agentes da sociedade civil.

Sem comentários: